PAI DA AVIAÇÃO

FAB lança página especial em homenagem aos 150 anos de Santos-Dumont

Central de Conteúdo foi criada para concentrar todas as informações relativas às comemorações do sesquicentenário do Pai da Aviação
Publicada em: 12/05/2023 13:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marayane Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea

A história do primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar pode ser conferida em uma página especial. O hotsite foi criado para concentrar todas as informações relativas à vida, obra e valores de Alberto Santos-Dumont, desde fotografias, arquivos e vídeos, até livros e publicações que contam a história do Pai da Aviação. A Central de Conteúdo tem caráter dinâmico e será atualizada à medida em que novidades e eventos acerca das comemorações do sesquicentenário do herói nacional forem sendo definidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Brasileiro e obstinado a realizar o sonho de voar, Santos-Dumont criou alguns experimentos até conseguir pilotar, em 19 de outubro de 1901, o dirigível de nº 6, quando instituiu um marco para a história da navegação aérea, ao ganhar o prêmio do Deutsch de La Meurthe, por realizar o percurso de Saint-Cloud, contornando a Torre Eiffel e retornando ao ponto de partida em menos de 30 minutos.

Em 1906, projetou o primeiro modelo de aeroplano. Pesquisou, observou e testou seu invento ligado ao dirigível de nº 14, por isso o batizou de 14 Bis. No dia 23 de outubro de 1906, o 14 Bis decolou no Campo de Bagatelle. 

Acesse aqui o portal especial.